MATEMÁTICA OU MÚSICA?

—Nossos alunos precisam de aulas de matemática. Músuca? que tal uma banda no final de semana? —
Que tal ensinar música para nossos alunos do ensino fundamental? E sociologia, incluindo, por exemplo, cultura indígena e negra?
Faz sentido, parece uma boa causa.
Mas o último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), testes aplicados a estudantes de 15 anos de 65 países, cujos resultados foram divulgados na semana passada, mostrou que nossos rapazes e moças ainda não são bons em língua, matemática e ciências (física, química e biologia, no essencial). Na verdade, ficaram nos últimos lugares, embora tenham melhorado em relação ao teste anterior, de 2006. Não seria o caso de concentrar os esforços de todos em aperfeiçoar o ensino daquelas disciplinas?
Muitos argumentam que não. Dizem que a escola deve formar bons cidadãos, com formação em humanidades, artes e socialização.
Faz sentido, de novo. Seria possível argumentar que a função principal da escola é ensinar justamente aquelas disciplinas do Pisa ? como se entende amplamente pelo mundo afora. Mas podemos evitar perder tempo com essa discussão.
Ocorre que os alunos brasileiros não estão propriamente com seu tempo todo tomado. Comparando com países que vão melhor, temos menos dias de freqüência à escola e menos horas por dia. Logo, é possível reforçar o ensino das disciplinas básicas e, ao mesmo tempo, introduzir humanidades, artes e cidadania.
Qual é a melhor maneira de ensinar música? Ou, qual o começo mais interessante para as crianças? Tocar instrumentos, na verdade, começar brincando com eles e, com o tempo, formar bandas, conjuntos, orquestras. Eis uma excelente atividade para os fins de semana nas escolas.
Qual a melhor e mais atraente maneira de conhecer a cultura indígena? Visitando as aldeias, estando com o povo. Outra excelente atividade para feriados e mesmo para uma parte das férias, por que não?
O problema, reconhecemos, é que isso dá trabalho e toma tempo. Também custa algum dinheiro. Vai daí que, pode apostar, essas boas intenções terminam em desastres. Colocam na grade uma aula de música, pura falação, sem instrumentos, outra de sociologia e culturas antigas, sem sequer boas fotos em Power Point ? e acabou. Vamos falar francamente: além de dar emprego a formados nessas matérias, não serve para nada.
Assim, o ensino que já é precário em língua, matemática e ciências exatas e biológicas, torna-se também ruim em humanidades, artes e cidadania. Isso é grave problema pessoal, social e econômico.
A educação tem duas funções: uma, a de igualar as oportunidades outra, de permitir o avanço pessoal e, com isso, entregar à sociedade profissionais e cidadãos que gerem riqueza para si e para o país.
No regime capitalista, a desigualdade é inevitável, mas ao final das histórias. Como funciona pelo mérito, pela capacidade de empreender, pelo trabalho duro e eficiente, pelas idéias inovadoras, pelo talento, o capitalismo premia os mais bem sucedidos. Alguns vão ganhar mais, outros ficarão pelo caminho.
O Estado pode reparar algumas situações dramáticas ? atendendo, por exemplo, os muito pobres ? ou ainda oferecer condições básicas de vida, mas não tem como igualar a renda, a riqueza e o bem estar das pessoas.
O melhor que o Estado pode fazer está na partida, no início da vida das pessoas, na preparação para a atividade profissional. Pode igualar as oportunidades ou chegar muito perto nisso. Ou, inversamente, quando falha, pode ser a causa de mais desigualdade.
No Pisa, a melhora de nossos alunos, significativa na média, esconde um fato grave. Levando-se em conta a renda familiar dos alunos, a realidade é triste: melhoram os nossos alunos mais ricos os mais pobres ficaram no mesmo lugar.
Ou seja, os mais pobres já chegam à escola em desvantagem. E o sistema educacional amplia essa desigualdade ao longo dos anos. Considerando que estamos em plena era do conhecimento, o desastre não poderia ser maior.
A escola pública fundamental e média, no conjunto da obra, não cumpre suas funções, senão muito parcialmente. Há unidades boas aqui e ali, mas as deficiências são nacionais.
A falha é de políticas públicas, para usar expressão tão utilizada por aqui e tão mal utilizada. Oferecer igualdade na partida é uma função essencial do Estado ? todos dizem isso. Mas quando se olha para os orçamentos públicos, como nota Ilona Becskeházy, diretora da Fundação Lemann, apenas 3% do gasto total vai para educação e cultura. É claramente insuficiente. Como o governo arrecada um monte de impostos, a conclusão é óbvia: não falta dinheiro, falta gastar de acordo com as reais prioridades.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, nos mostrou como o gasto público geral em educação (da União, Estados e municípios) tem sido elevado todos os anos. Está hoje em torno de 5% do PIB e ele acredita que pode chegar em 7% em quatro anos.
O ministro aponta também que não basta aumentar o gasto, mas aplicar os recursos com mais competência e eficiência, no que também está certo. Sem o dinheiro não se vai a lugar algum, mas os dados mostram que nem sempre mais dinheiro equivale a melhores escolas.
O certo é que se precisa de um trabalho de convencimento e persuasão, de modo a colocar a escola no topo de nossas prioridades. E encarar mudanças fortes. Por exemplo: o ministro Haddad está preparando um Exame Nacional de Professores, que trará avanços em diversas direções. A primeira, claro, é uma melhor avaliação dos mestres, condição essencial para estruturar a carreira. A segunda é melhorar a qualidade dos professores no país todo.
Hoje, uma prefeitura do interior, para recrutar cinco professores, precisa fazer algum tipo de concurso. Coisa pequena, não atrai as empresas de concurso, a seleção custa dinheiro e sai precária.
O Exame Nacional de Professores, feito de maneira mais eficiente, elimina essa dificuldade. Basta à prefeitura anunciar que contrata pela classificação na prova nacional.
Trata-se de uma providência simples, mas com enormes vantagens. Pode ser o ponto de partida para uma reorganização de carreiras, inclusive com melhores salários e planos de evolução, de modo a trazer os melhores para ensinar nas escolas públicas.

Publicado em O Estado de S.Paulo, 13 de dezembro de 2010

Deixe um comentário