Ambiente econômico

. Aparente paranóia
O ambiente econômico continua exibindo aparente paranóia. O indicadores da economia real seguem positivos. Mas o mercado financeiro continua agitado com a instabilidade externa e este fator tem prevalecido: juros permanecem elevados e o dólar idem. Está tudo assim: um fato positivo, uma expectativa de preocupação
Inflação
Sim, os índices continuam a menor. Ainda hoje, 18, saiu o índice de preços ao consumidor em São Paulo, medido pela Fipe, para o período de 30 dias encerrado na segunda semana de maio. Deu uma ligeira queda de preços, de 0,06%, melhor que o resultado do período anterior, queda de 0,03%. Preços de alimentos continuaram caindo, mas em ritmo mais lento. Em compensação, também diminuiu o ritmo de alta de roupas.
Ontem, 17, havia saído mais uma prévia do Índice Geral de Preços de Mercado, IGP-M, da Fundação Getulio Vargas, com alta de 0,21%, maior que o esperado. Mas a causa é episódica: a greve dos caminhoneiros que desabasteceu mercados de alimentos e permitiu que vendedores ganhassem nos preços. Abastecimento regularizado, essa alta se dissolve nas semanas seguintes.
Resumo: inflação comportadíssima.
Mas, logo entram em cena os reajustes de tarifas de energia elétrica e telefones, obrigatórios em função dos contratos de concessão. O indexador é o IGP-DI, outro dos índices da FGV, parecido com o IGP-M. A previsão do Banco Central é que essas tarifas sofram reajuste médio de 9,2%. Fora do governo, as previsões vão de 11% a 12%. De todo modo, sobe a inflação do consumidor por isso e também porque os preços de alimentos, terminada a safra, param de cair daqui a pouco e sobem no terceiro trimestre.
Resumo: expectativa de alta para junho e terceiro trimestre.
 
Atividade econômica
Sim, produção industrial, vendas do comércio e investimentos estão em alta.
Mas, a instabilidade no mercado financeiro já elevou as taxas de juros ao consumidor. E a recuperação do consumo tem ocorrido sobretudo com o aumento das vendas a crédito.
Resumo geral: continuamos dependendo de uma calmaria nos Estados Unidos para que prevaleçam os bons fundamentos da economia local.

Deixe um comentário