CBN - Podcast - Sardenberg
CBN – Podcast

Trump não volta atrás sobre aumento das taxas do aço e do alumínio

Ele disse no Twitter que ‘a indústria americana está morta e precisa mudar’. Há um debate dentro do Partido Republicano e membros consideram a medida um equívoco. Na semana passada, o presidente americano decidiu sobretaxar a importação desses metais. The Wall Street Journal, o mais importante jornal sobre economia, classificou a medida como ‘doidice’.

 


Sinais indicam melhora clara do cenário econômico

A possibilidade de o cenário persistir é boa. Inflação baixa e taxa de juros caindo ajudam. O destaque mais importante da semana foi a semana do PIB, Produto Interno Bruto. Hoje foi anunciada a criação de empregos. Foram quase 78 mil vagas formais em janeiro.

 


Crescimento do PIB foi muito baico se comparado ao tamanho da recessão

Tivemos dois anos de queda de 3,5% e, em 2017, um crescimento de 1%. País recuperou parte pequena das riquezas no ano passado, mas continua devendo. Por isso, não é hora de contar vitória.

 


Economia brasileira apresenta recuperação lenta e modesta

A expectativa é de um crescimento de 3% para esse ano, o que é mais adequado para os países emergentes. O aumento de 1% PIB em 2017 foi bom. O Brasil comparado com o Brasil de três anos atrás melhorou. Mas, o Brasil se comparado com outros países emergentes importantes está pior.

 


Indiador do IBGE sobre o desemprego mostra que a economia brasileira se recupera

Cerca de 1,8 milhão de pessoas entraram no mercado de trabalho se compararmos o trimestre de novembro, dezembro e janeiro com o mesmo período de um ano atrás. Embora tenha havido criação de vagas, os 12,7 milhões de desempregados atuais ainda são um número muito alto para o país.