CBN - Podcast

Análise das novidades dos cenários econômicos brasileiro e mundial. De segunda a sexta.
  1. Governo Temer manteve loteamento político da Caixa

    Os partidos que querem continuar indicando nomes para diretoria da Caixa Econômica Federal são os mesmos que atuavam nos governos Lula e Dilma. Nomeação política causou má gestão e corrupção, que culminaram na crise da instituição.
  2. Ambiente internacional é positivo para as bolsas do mundo

    Todas as bolsas mundiais estão em alta. É um movimento forte e espalhado. No caso de fatores nacionais, o que se tem é a confirmação de que a economia brasileira saiu do buraco.
  3. Confronto com o Judiciário é sinal de desespero de Lula e do PT

    Ex-presidente tem feito declarações duras e falsas contra presidente do TRF de Porto Alegre e não se preocupa em corrigi-las. O partido faz isso porque acredita que pode mudar o discurso a qualquer momento, mas a verdade é que essa flexibilidade de tom do PT está ameaçada pela probabilidade de condenação do ex-presidente.
  4. Ano de 2017 termina com saldo positivo na economia brasileira

    Isso fica claro quando comparamos o resultado do PIB, que, em 2016, terminou em queda de 3,5%. Para este ano, a expectativa é de crescimento de 1%, que é pouco, mas já demonstra uma recuperação. O mesmo cenário foi visto na produção industrial, que no ano passado caiu 6% e neste ano avançou 2,2%.
  5. Embraer vai sair fortalecida de negócio com a Boeing

    Questões políticas ainda podem afetar a negociação, já que a fabricante nacional precisa de uma autorização do governo para realizar grandes movimentos. Parceria com a empresa americana dá mais acesso internacional à fabricante nacional.